Praia-Iracema-Fortaleza.jpg

Revista

Normas para Publicação

1.A Revista Norte Nordeste de Cardiologia (RNNC) segue em linhas gerais as recomendações editoriais dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Arq Bras Cardiol) que são uma publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia, indexada no Cumulated Index Medicus da National Library of Medicine e nos bancos de dados do MEDLINE, EMBASE, LILACS, Scopus e da SciELO com citação no PubMed (United States National Library of Medicine) em inglês e português, com algumas modificações que atendem as características da RNNC, por exemplo, trata-se de uma publicação trimestral, com característica de revisão e atualização, além de documentação histórica. Trata-se de publicação eletrônica.

2. Ao submeter o manuscrito, os autores assumem a responsabilidade de o trabalho não ter sido previamente publicado e nem estar sendo analisado por outra revista. Todas as contribuições científicas são revisadas pelo Editor-Chefe, pelo Supervisor Editorial, Editores Associados e pelos Membros do Conselho Editorial. Só são encaminhados aos revisores os artigos que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas. Os trabalhos também são submetidos à revisão estatística, sempre que necessário.

3. Seções

3.1. Editorial: todos os editoriais da RNNC são feitos através de convite. Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.

3.2. Revisões: os editores formulam convites para a maioria das revisões. No entanto, trabalhos de alto nível, realizados por autores ou grupos com histórico de publicações na área serão bem-vindos. Eventualmente, revisões submetidas espontaneamente poderão ser reclassificadas como “Atualização Clínica”.

3.3. Atualização Clínica: essa seção busca focar temas de interesse clínico, porém com potencial de impacto mais restrito. Trabalhos de alto nível, realizados por autores ou grupos com histórico de publicações na área serão aceitos para revisão.

3.4. Artigo Original: Todos os tipos de pesquisa original na área cardiovascular, incluindo pesquisas em seres humanos e pesquisa experimental. Os ensaios clínicos devem seguir recomendações específicas (ver item Documentações e definições específicas para ensaios clínicos). Observação: Análises sistemáticas e metanálises são consideradas como artigo original, e não revisões.

3.4 Análise de trabalho publicado em revista indexada.

3.5 Publicação de trabalhos publicados em congressos na região norte-nordeste.

 

4. Processo de submissão: os manuscritos deverão ser enviados via email da RNNC no endereço: revistasnnc@gmail.com

 

5 Quando da aprovação dos artigos para publicação, o autor principal deverá enviar a revista declaração  de acordo com o conteúdo expresso no trabalho assinada pelo do autor e  todos os coautores, explicitando ou não conflitos de interesse* e a inexistência de problemas éticos relacionados.

6. Todos os manuscritos são avaliados para publicação no menor prazo possível, porém, trabalhos que mereçam avaliação especial para publicação acelerada (“fast-track”) devem no momento do envio.

7. Os textos e as tabelas devem ser editados em word e as figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados. Figuras devem ter extensão JPEG e resolução mínima de 300 DPI. As Normas para Formatação de Tabelas, Figuras e Gráficos encontram-se em http://sociedades.cardiol.br/nn/revista/pdf/manual_de_formatacao_rnnc.pdf

8. Conflito de interesses: quando existe alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que pode derivar algum conflito de interesse, essa possibilidade deve ser comunicada e será informada no final do artigo. Enviar a Declaração de Potencial Conflito de Interesses para revistasnnc@gmail.com , colocando no assunto número do artigo.

9. Formulário de contribuição do autor: o autor correspondente deverá completar, assinar e enviar por e-mail (br – colocar no assunto número do artigo) os formulários, explicitando as contribuições de todos os participantes, que serão informadas no final do artigo.

10. Direitos Autorais: os autores dos artigos aprovados deverão encaminhar para o e-mail revistasnnc@gmail.com, previamente à publicação, a declaração de transferência de direitos autorais assinada por todos os coautores, colocando no assunto número do artigo).

 

11. Ética

11.1. Os autores devem se responsabilizar pera veracidade do texto.

 

12. Citações bibliográficas: a RNNC adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).3.5 Publicação de trabalhos publicados em congressos na região norte-nordeste.

 

4. Processo de submissão: os manuscritos deverão ser enviados via email direto ao Editor-chefe da RNNC no endereço: revistasnnc@gmail.com

 

5. Todos os artigos devem vir acompanhados por uma carta de submissão ao editor, indicando a seção em que o artigo deva ser incluído (vide quadro informativo da RNNC no final do texto), declaração do autor de que todos os coautores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, explicitando ou não conflitos de interesse* e a inexistência de problemas éticos relacionados.

 

6. Todos os manuscritos são avaliados para publicação no menor prazo possível, porém, trabalhos que mereçam avaliação especial para publicação acelerada (“fast-track”) devem ser indicados na carta de submissão ao editor.

 

7. Os textos e as tabelas devem ser editados em word e as figuras e ilustrações devem ser anexados em arquivos separados. Figuras devem ter extensão JPEG e resolução mínima de 300 DPI. As Normas para Formatação de Tabelas, Figuras e Gráficos encontram-se em http://sociedades.cardiol.br/nn/revista/pdf/manual_de_formatacao_rnnc.pdf

 

8. Conflito de interesses: quando existe alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que pode derivar algum conflito de interesse, essa possibilidade deve ser comunicada e será informada no final do artigo. Enviar a Declaração de Potencial Conflito de Interesses para revistasnnc@gmail.com, colocando no assunto número do artigo. 9. Formulário de contribuição do autor: o autor correspondente deverá completar, assinar e enviar por e-mail (revistasnnc@gmail.com – colocar no assunto número do artigo) os formulários, explicitando as contribuições de todos os participantes, que serão informadas no final do artigo.

 

10. Direitos Autorais: os autores dos artigos aprovados deverão encaminhar para o e-mail revistasnnc@gmail.com, previamente à publicação, a declaração de transferência de direitos autorais assinada por todos os coautores, colocando no assunto número do artigo).

 

11. Ética

11.1. Os autores devem se responsabilizar pera veracidade do texto.

 

12. Citações bibliográficas: a RNNC adota as Normas de Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journal (www.icmje.org).

 

13. Idioma: os artigos devem ser redigidos em língua portuguesa (com a ortografia vigente) .

 

14. Avaliação pelos Pares (peer review): todos os trabalhos enviados à RNNC serão submetidos à avaliação inicial dos editores, que decidirão, ou não, pelo envio a revisão por pares (peer review), todos eles pesquisadores com publicação regular em revistas indexadas e cardiologistas com alta qualificação (Corpo Editorial da RNNC http://sociedades.cardiol.br/nn/revista/).

14.1. As sugestões de modificação dos revisores serão encaminhadas ao autor principal. O manuscrito adaptado às novas exigências será reencaminhado aos revisores para verificação.

14.2. Os autores têm o prazo de trinta dias para proceder às modificações solicitadas pelos revisores e submeter novamente o artigo. A inobservância desse prazo implicará na retirada do artigo do processo de revisão.

14.3. As decisões dos editores não serão discutidas pessoalmente, nem por telefone. As réplicas deverão ser submetidas por escrito à revista.

14.4. Limites de texto: a contagem eletrônica de palavras deve incluir a página inicial, resumo, texto, referências e legenda de figuras.

 

15. Referências: a RNNC adota as Normas de Vancouver.

15.1. As referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto e apresentadas em sobrescrito.

15.2. Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separadas por um traço (Exemplo: 5-8).

15.3. Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula (Exemplo: 12, 19, 23). As abreviações devem ser definidas na primeira aparição no texto.

15.4. As referências devem ser alinhadadas à esquerda.

15.5. Comunicações pessoais e dados não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas apenas mencionados no texto e em nota de rodapé na página em que é mencionado.

15.6. Citar todos os autores da obra se houver seis autores ou menos, ou apenas os seis primeiros seguidos de et al, se houver mais de seis autores.

15.7. As abreviações da revista devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou por meio do site http://locatorplus.gov/.

15.8. Só serão aceitas citações de revistas indexadas. Os livros citados deverão possuir registro ISBN (International Standard Book Number).

15.9. Resumos apresentados em congressos (abstracts) só serão aceitos até dois anos após a apresentação e devem conter na referência o termo “resumo de congresso” ou “abstract”.

 

16. Política de valorização: os editores estimulam a citação de artigos publicados nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

 

17. Tabelas: numeradas por ordem de aparecimento e adotadas quando necessário à compreensão do trabalho. As tabelas não deverão conter dados previamente informados no texto. Indique os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, §, //,¶, #, **, ††, etc. O Manual de Formatação de Tabelas, Figuras e Gráficos para Envio de Artigos À RNNC está no endereço: http://sociedades.cardiol.br/nn/revista/pdf/manual_de_formatacao_rnnc.pdf

 

18. Figuras: as figuras submetidas devem apresentar boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. As legendas das figuras devem ser formatadas em espaço duplo e estar numeradas e ordenadas antes das Referências. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas. O Manual de Formatação de Tabelas, Figuras e Gráficos para Envio de Artigos à RNNC está no endereço: http://sociedades.cardiol.br/nn/revista/pdf/manual_de_formatacao_rnnc.pdf

Quadro informativo: seção de publicação e regras específicas da RNNC

_tabela.png